A new approach to haircare: NO SHAMPOO!

22 de janeiro de 2016

Deixar de lavar o cabelo com shampoo, é algo impossível de conceber, para a maioria de nós, consumidores ávidos, de inúmeros produtos capilares. No entanto, e se te dissessem que no futuro não lavarás o cabelo com shampoo?

Michael Gordon é o fundador da marca "Bumble and Bumble", foi também, cabeleireiro no seu próprio estabelecimento, empresário de longa data e acima de tudo, foi um visionário ao longo da sua carreira. Recentemente afirmou numa entrevista, que um dia não viveremos num mercado sobrecarregado por produtos capilares, em que a oferta se torna excessiva e deixaremos de usar shampoos, máscaras e condicionadores. Algo controverso de se afirmar, dentro da sua própria indústria! 
Na nossa casa de banho, teremos apenas um único frasco re-utilizável, que recarregaremos com uma solução natural. 
  • Sem parabenos
  • Sem fragrâncias
  • 100% natural
"Shampoo will be dead and burried. Plastic will have gone away."

Caminharemos em direção ao abandono total dos produtos a que temos acesso atualmente, adotando uma posição minimalista, despojada de excessos e com uma vertente natural.

"Seeing a woman moving to facial oils and oil-based cleansers, which don`t leave the skin feeling parched like soap does, I thought, "Why can`t we do that for hair?"


Um conceito verdadeiramente interessante e que de certa forma, já é praticado por alguns. Conhecido pelo método "No Poo", é caracterizado pela sua abordagem diferente às lavagens de cabelo. No Poo significa o abandono total do uso, de qualquer tipo de shampoos, máscaras e condicionadores, efetuando-se a limpeza do couro cabeludo apenas com água, ou alguns ingredientes naturais.
Ora isto pode levantar algumas questões pertinentes do tipo:
  • Não ficará o meu cabelo oleoso?
  • Não ganharei caspa?
  • Não ficará o meu cabelo ressequido? 
A realidade é dura e confirma-se: TUDO isto acontecerá nos primeiros tempos! 
O nosso couro cabeludo, necessita de restruturar o seu equilíbrio natural, desintoxicando-se de todos os químicos provenientes dos produtos que usámos durante décadas. Adaptares-te a esta fase não será fácil!

Benefícios a longo prazo do método "No-Poo":
  • Ajuda a prevenir e a reduzir o aparecimento da caspa.
  • Fortalece naturalmente o cabelo, dando-lhe volume.
  • Controlo da oleosidade.
  • Brilho natural.
  • Cabelo menos frisado.
  • Crescimento mais acelerado do cabelo.
  • Zero químicos no teu couro cabeludo.
Como podes limpar o teu cabelo durante o processo?

Muito simples! Este é um dos métodos mais utilizado:
Necessitas de bicarbonato de sódio (Fermento) para limpar o teu couro cabeludo de toda a sujidade e oleosidade acumulada. Posteriormente precisarás de vinagre, para condicionar o comprimento do teu cabelo.

Limpeza: 

  • 1 Colher de fermento + 250 ml de água - Mistura o fermento até se dissolver completamente na água. Posteriormente aplica no cabelo molhado, apenas na raízes, massajando bem.
  • Passa o cabelo por água após 3 minutos.

Condiciona:

  • 2 colheres de vinagre + 250 ml de água - Coloca a solução apenas nas pontas e no comprimento do teu cabelo. 
  • Deixa atuar durante 3 minutos e passa por água.

Após anos habituada ao teu L`oreal, ao teu Elvive ou ao teu Garnier, a questão te faço é a seguinte:
Serias capaz de testar este método e estar 30 dias sem lavar o cabelo com Shampoo?
Let me know!


67 comentários:

  1. Ja testei este metodo e adorei!
    O meu cabelo parecia outro. Tenho de voltar a fazer este metodo, tenho usado shampoos organicos que sao bem melhores que os do supermercado, mas o no-poo method é exelente para remover os quimocos do nosso cabelo.
    E para quem tem medo do vinagre, dont worry, nao ficam com o cabelo a cheirar mal!

    Sophie

    ResponderEliminar
  2. Não!!!!! Prezo muito os meus shampoos que me fazem milagres ao cabelo! Por mim, irei continuar a usar produtos de cuidado capilar durante muiiitos anos! eheh
    Um beijinho grande, linda! :)
    ________________________
    www.focusonmeblog.com

    ResponderEliminar
  3. Thanks for this realy great post i think i will try wash one day my hair with this method:)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que não conseguia fazer isto :P
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro aproximações minimalistas às coisas do dia-a-dia que permitem, principalmente, reduzir o consumo de plástico que mata lentamente o nosso lindo planeta por isso, para mim, parece-me uma hipótese bastante plausível! Obrigada pela informação, não conhecia :) óptimo post, mesmo! Parabéns!
    Um beijinho,
    Gabriela
    madeinxxi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Não! Não quero que os shampoos acabem ahah

    Um beijinho,
    http://secretsofablondie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Honestamente não sei se eu conseguia!

    ResponderEliminar
  8. Oh meu deus, não fazia ideia! Mas de facto tem razão de ser. tenho de experimentar parece mesmo muito bom, eu já só lavo o meu cabelo uma ou duas vezes no máximo por semana por isso não deve ser complicado mudar! Obrigada por divulgares, kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. bom desafio!!!
    adorei o teu post

    http://dilostmoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Nunca experimentei, nem conhecia o método, mas é mesmo daquelas coisas em que penso sempre que lavo o cabelo... Como é que o shampoo pode fazer bem?!? Tenho que experimentar isto! :)

    um beijinho,
    Sara

    ResponderEliminar
  11. Quem sabe se um dia teria coragem de experimentar...

    Mil beijinhos*
    http://smileandbeforeverbeautiful.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. nossa :o nunca experimentei kk tenho que experimentar ;O

    http://meeninadamoda.blogspot.com.br
    seguindo aqui ;)

    ResponderEliminar
  13. Durante trinta dias talvez não, mas talvez experimentar um par de vezes. Sim! Sempre me preocupei com o cabelo e nunca gostei muito de lavar a cabeça com qualquer shampoo, tenho sempre muito cuidado a escolher o shampoo para reduzir o numero de químicos que uso.
    Beijinhos!
    xx, Edna
    http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Bem legal nao conhecia.
    Vem me visitar?
    Tem SORTEIO de macaquinho SUPER DIVO no blog Participe
    BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas visite-a para incentivar por favor.
    Seja um afiliado Egrana e ganhe dinheiro na internet de um jeito bem fácil.

    ResponderEliminar
  15. Acho que um dia sou capaz de experimentar, por enquanto vou tentando usar sempre shampos mais neutros e softs :D

    ResponderEliminar
  16. Muito sinceramente, acho que é algo que por enquanto não teria coragem para o fazer...

    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Nossa, amei.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Não consigo imaginar esse dia! Não passo sem o cabelo acabadinho de lavar com um champo que o deixa brilhante e sedoso e ...com cheirinho! Aii não imagino esse dia. Mas de certa forma tem lógica!!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. por acaso algo que ja tinha lido antes, na altura uma noticia sobre uma mulher que ha 2 anos nao lava com shampoo e o cabelo dela era perfeito!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Eu não conseguia!!
    :D
    beijoca
    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Legal essa ideia, mas não sei se vai pegar não haha
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderEliminar
  22. Acho que não conseguiria levar este desafio avante, prezo muito os meus produtos capilares ahah
    Mas que post interessante, gostei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. A ideia até é gira e faz sentido mas não sei se era capaz de tomar o primeiro passo... ahhh talvez quando souber que vou passar algum tempo em casa hahaha :p

    dorky-and-weird.blogspot.com

    Xoxo Jessy

    ResponderEliminar
  24. Não conhecia e não sei se estaria preparada para experimentar mas quem sabe? :)

    ResponderEliminar
  25. Não sei se seria capaz, mas bem podia tentar. :)
    R: São mesmo adoráveis! *-*
    -Elisabete

    ResponderEliminar
  26. Era capaz de experimentar este método, depois consoante os resultados logo veria se conseguia deixar o shampoo ou não.

    lookingfor-more.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. 30 dias sem lavar o cabelo com shampoo?? No waaaaaayyy ahah
    Não seria capaz...amo muito o meu pantenezinho eheh
    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. I actually should start buying products with no parabens, this seems like an interesting one! xx

    www.adaliascloset.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  29. Nao sei se eu me adaptaria não kkkk mas de qualquer forma é uma ideia bem diferente

    Beijoos, Ana Carolina.
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderEliminar
  30. Dos post mais interessantes e completos que tenho lido! Já tinha lido também uma reportagem sobre este fenómeno mas continuo a duvidar das minhas capacidades para o por à prova. Ahaha :P
    Beijinhos ❤
    http://myfashionodysseyblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Achei o post mega interessante, gostei muito das dicas! Parabéns pelo seu blog!!
    Estou seguindo por aqui,
    beijao
    http://duranteos16.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Não conseguia fazer isto porque não suporto o cheiro do vinagre :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Gostei IMENSO do post, mas confesso que não seria capaz de alterar os meus hábitos... Mas seria muito bom se o cabelo se habituasse e ficasse mais bonito e saudável...
    Beijinhos

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
  34. Adorei este post, nunca fui fã de usar químicos no meu cabelo, contudo uso não quero um cabelo sujo, seco e sem brilho, mas a partir desta informação pude realizar que não existe mesmo qualquer benefício em usarmos químicos .
    R: Obrigada pelo o comentário, ainda bem que gostaste e sim é verdade, somos seres maus não por natureza penso, mas porque a raiva do mundo fica acumulada em nós e assim tornamo-nos seres sem escrúpulos. Obrigada por seguires, claro que vou seguir o teu blog, pelo o que tenho visto é bastante interessante.

    ResponderEliminar
  35. Great post! sure we can follow each other :) just follow me and let me know :)

    Sonya Thaniya
    A Little Color
    Kindly read my blog about fashion tips here :
    WhatWeLike

    Thankyou ^o^

    ResponderEliminar
  36. Não sei se era capaz sinceramente, mas é uma ideia interessante!

    http://agatadostenis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Acho difícil deixar de lavar o cabelo com champô mas também é interessante e faz sentido visto que os champôs e os condicionadores, são apenas químicos.
    Beijinhos
    Joelsy, do blog Giulietta

    ResponderEliminar
  38. Uma coisa a ponderar :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Não conhecia mas é uma abordagem muito interessante!

    Obrigada pelo comentário no meu blogue! Já sigo aqui o teu cantinho ;)

    Beijinho*
    www.lovelinessbysarah.pt

    ResponderEliminar
  40. Já sigo algumas Youtuber's que não lavam o cabelo e confesso que além de achar interessante com certeza que terá fundamento.

    ResponderEliminar
  41. Uooou assim à primeira vista nao me estou a imaginar a deixar de lavar o cabelo com shampoo ! Mas acho muito interessante o facto das coisas naturais :) beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Sinceramente não sei se conseguia, depois de estar habituada a usar champô e tendo o cabelo com raiz oleosa não sei se conseguia estar algum tempo com o cabelo oleoso até estar limpo...

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  43. já tentei acampar e a minha mãe nunca deixou :(
    obrigada por seguirs, espero que gostes! :)

    ResponderEliminar
  44. Eu ando a tentar lavar muito menos o meu cabelo, 4/5 dias, e tenho sentido já diferenças. Mas relativamente à total ausência de produtos capilares, a história é outra e não sei se conseguiria com muita facilidade aventurar-me numa coisa dessas... Mas também acredito que sim, se por um lado os efeitos negativos se notarão nos primeiros tempos, a longo prazo o resultado deve ser mesmo notório, mais saudável sem dúvida!!

    Parmim

    ResponderEliminar
  45. Não, certamente que não ia conseguir =\

    ResponderEliminar
  46. Ótimo post! Adorei as dicas!

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderEliminar
  47. OMG nem consigo imaginar isso, já estamos tão acostumadas a lavar com xampu e hidratar com creme, tudo é adaptável, mas será um desafio...

    bjo


    http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)

    ResponderEliminar
  48. Acho que não era capaz XD É deveras um conceito interessante, mas um bocado... radical ahahahah

    Beijinhos
    Dash of Wonder

    ResponderEliminar
  49. Nunca na vida... Nunca acharia que o cabelo estava limpo

    ResponderEliminar
  50. Sinceramente, adorava tentar. Acho que fazemos imenso mal ao cabelo a pensar que estamos a fazer bem.

    xx
    bysilverblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  51. Honestamente não sei se seria capaz, mas gostava de experimentar!
    beijinhos
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  52. Não sei se era capaz, mas achei a ideia bastante interessante :)
    Beijinhos

    amakeupdream.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  53. Acho que não faria! Teria a sensação que o cabelo estaria sujo, com mau cheiro, sei lá, não é para mim xD bem o vinagre já usei para dar mais brilho ao cabelo, mas fora isso não, não mesmo!
    Gostei bastante do post :)

    ResponderEliminar
  54. Acho que não era capaz! Como o meu cabelo é oleoso, não ia aguentar de certeza :)

    www.fineclic.com

    ResponderEliminar
  55. Recentemente experimentei um dos shampoos da Lush e adorei! Mas não sei se seria capaz de usar essa solução.

    ResponderEliminar
  56. Não estou muito convencida... não acho que aguentasse.
    Mas se calhar até é ótimo, sei lá!
    Fazemos assim: experimentas os 30 dias e depois vens contar-nos se vale a pena ;)
    nem mais nem menos

    ResponderEliminar
  57. Posso fazer isso se for para uma ilha deserta xD

    Cátia »« Blog Meraki

    ResponderEliminar
  58. Tb já te sigo Rita :D
    Gostei muito deste Post, e digo-te que se a nossa civilização voltasse aos primórdios iria aprender realmente muita coisa. O ser humano parece que se esquece quais são as suas origens, e esquece-se tanto que começa a dar valor a inúmeras coisas tão sem importância, digamos...

    ResponderEliminar
  59. Sem dúvida que vou experimentar, há uns tempos li que fazia melhor colocar condicionador primeiro e depois o shampoo e notei alguma diferença e já tinha ouvido uns rumores sobre isto, mas agora que estou mais informada, vou tentar e ver o resultado. :)

    ResponderEliminar
  60. eu sou louca pra experimentar essa revolução na minha vida, de verdade, mas falta coragem e paciência hahahaahahah

    Beijos,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderEliminar
  61. Neste momento parece mesmo inconcebível mas não sei! Confesso que pensar nisso me faz um pouco de confusão!

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    ResponderEliminar
  62. Oi Rita,

    obrigada pela visita em meu blog, fique a vontade para voltar mais vezes.
    Estou te seguindo.

    Amei seu blog, bem clean o layout dele e postagens bacanas.

    Sobre não lavar o cabelo com shampoo, não tem como. Preciso lavar todos os dias e com shampoo!!!

    Beijo Rita!

    http://www.portiprati.com/

    ResponderEliminar
  63. Muito interessante! Mas não sei se conseguia :P

    ResponderEliminar
  64. A minha irmã faz isso do No poo e está a safar-se muito bem, o cabelo dela está tão giro que estou tentada a experimentar também :)

    ResponderEliminar
  65. obrigada querida!
    acho que me desafiava a fazer isso :p

    kiss,
    Danii
    http://saymecheese.blogspot.com

    ResponderEliminar
  66. Acho piada e esses desafios, mas não sei se conseguiria. Acredito que passado algum tempo vejamos resultados, mas e o decréscimo de auto-estima durante o tempo de adaptação, em que o cabelo irá certamente andar todo oleoso e feio?

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar

 

© Nuances All rights reserved . Design by Blog Milk Powered by Blogger